Estudos Bíblicos

UMA ATITUDE DE FÉ CAPAZ DE REMOVER A VERGONHA
  • Marcos 5:25-34-AD São Mateus- domingo, 22/09/2013- Pr.Deiró de Andrade.    

     

    Cuida-se que o texto do Livro de Marcos foi escrito para os judeus, convertidos a Cristo e que moravam em Roma, ao tempo em que o cristianismo já chegara até a capital do império mundial.

     

    Seu principal propósito foi o de revelar o interesse de Jesus pelos gentios, como está marcado com clareza em vários detalhes narrados.

     

    Além de revelar o interesse de Cristo pelos gentios, o livro aponta o testemunho dos apóstolos acerca da vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus, o que validava com toda a ênfase, a missão da igreja entre os gentios.

     

    A narrativa deste trecho do livro aponta a cura de uma mulher que sofria de uma enfermidade que já duravam 12 anos, e o faz, enquanto Jesus estava disposto a resolver  o problema de um importante príncipe religioso dentre os judeus.

     

    Há um chamado intrínseco e vigoroso: Quem se aproxima de Jesus com fé, pode resolver todos os problemas que lhe causam aflição, dor, tristeza e vergonha.

     

    Para se aproximar de Jesus, aquela senhora precisou enfrentar seus problemas com coragem e vencer preconceitos.

     

    a.  Ela rompeu com o estigma dos preconceitos pela decisão de aproximar-se de Jesus.


    O preconceito é um problema social importante, pois segrega parte da população e inviabiliza o projeto de salvação das pessoas de seus pecados através da pregação do evangelho da salvação. 


    Levítico 15:25- Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será.”


    Além  de vencer a barreira da discriminação em razão do gênero, pois era mulher numa sociedade marcada pelo machismo exasperado, ela também precisou vencer outra barreira de discriminação em razão de sua doença grave que a obrigava ao isolamento.

     

    • Algumas pessoas poderiam dizer: É, pregador, você está a dizer acerca de vencer preconceitos porque não conhece o que é o sofrimento em razão da discriminação.
    • Quando criança, na escola, era muito difícil ser crente, pois recebíamos todos os tipos de preconceito, nos jogos, nas brincadeiras, nos trabalhos, nos xingamentos, nas piadas, etc.
    • Algumas pessoas sofrem preconceitos ainda hoje, no século 21, por serem crentes, pobres, negros, gordos, altos, baixos, feios, esquisitos, etc.

     

    Jesus também sofreu discriminação e muitos preconceitos dentro de sua própria casa e família, quando revelou sua missão e propósitos.

     

    João 16:33- “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

     

    • Zaqueu venceu seus preconceitos pelo desejo de ver a Jesus, recebendo-o em sua casa.
    • Mateus venceu seus preconceitos pela decisão de seguir a Jesus, em razão de seu chamado desde a coletoria.

    Todos podem vencer os preconceitos pela fé em Jesus

     

    Todas as pessoas que realmente tocam em Jesus, têm suas vidas transformadas completamente.


    1. b. Ela rompeu com as dificuldades e enfrentou o peso da multidão pela decisão de aproximar-se de Jesus. 

    Jesus é capaz de livrar as pessoas de todos os seus sofrimentos.

     

    • Algumas pessoas são mantidas longe de Jesus, em razão da pressão da multidão.
    • Algumas pessoas chegam perto, mas não conseguem. (Marcos 12:34)
    • Algumas pessoas nunca mudam de vida, porque são impedidas de aproximarem-se de Jesus, em razão de estarem envolvidas pela multidão, em seus pensamentos, conceitos, e preconceitos, pois fazem o que “todo mundo faz também”.

     

    • A síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, vou viver assim, vou ser sempre assim; Gabriela...”.


    Êxodo 23:2-Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito. 


    A voz da multidão não é a voz de Deus.

     

    • Foi a multidão que gritou a plenos pulmões que soltassem a Barrabás e crucificassem a Jesus. 


    Quando Pedro foi açoitado por pregar o Evangelho da salvação, foi inquirido pelos lideres da religião majoritária que deixassem de fazê-lo, mas o pregador enfrentou o preconceito com as seguintes palavras:

     

    Atos 5:29- “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

     

    - Não se está dando credencial para desobedecer ao pastor ou líder da igreja, mas para enfrentar a oposição aos pregadores do evangelho.

     

    É necessário romper com a pressão da multidão, para que se torne completamente liberto e, de fato livre, ainda que isso gere um isolamento momentâneo.

     

    Tiago 4:4- Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.


    O fato de sermos crentes numa geração promotora de manifestações contrária á fé em Cristo já  aponta para a coragem de romper com o sistema do mundo que jaz no maligno.

     

    Mateus 10:16-20 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
    Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
    E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
    Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
    Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

     

    1. c.     Ela venceu a barreira do medo de ser apedrejada por sua condição transitória de enfermidade 

     

    A lei apoiava qualquer pessoa que decidisse apedrejar aquela mulher que estava em público manifestando sua decisão de ser transformada por Jesus.

     

    • Algumas pessoas nunca são libertas e transformadas por causa do medo daquilo que vão pensar ou dizer acerca de sua decisão. 

     

    • Medo de perder amigos, posição, emprego, etc. 


     

    Hebreus 2:14-18  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
    E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
    Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
    Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
    Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

     

    Na cruz, ainda que sentisse o peso do desamparo, quando gritou: ”Porque me desamparaste”, Jesus não desistiu, mas foi até o fim pela salvação da humanidade, desde Adão, isto é, Eu e você.

     

    - Vença hoje mesmo o medo pela fé em Jesus Cristo, e tenha sua vida completamente transformada.

    -Decida-se aproximar-se de Jesus e Ele o livrará de todos os teus temores.

     

    Salmos 34:4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

     

    Qualquer pessoa que se decide aproximar de Jesus pela fé, vencendo os preconceitos, as pressões e os medos, alcançam a  tão almejada transformação de suas vidas tristes em brilhantes entusiasmo e perspectiva de futuro feliz.










Congregações

Selecione abaixo a congregação para acessar a Home Page.

Programação

Escola Bíblica
Domingos 9:00hs
Culto da Família
Domingos 18:30hs
Batismo e Santa Ceia
1° Sábado de cada mês - 19:00hs
Cultos da Noite
2° a 6° feira - 19:30hs
Cultos da Tarde
2° a 6° feira - 15:00hs
Cultos da Manhã
2° a 6° feira - 09:00hs
Ensaio Nova Geração
Domingos 11:00hs

Anúncios

Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
Matriz: Av. Mateo Bei, 263 - São Mateus - São Paulo - SP - Cep: 03949-010
(11) 2919.4244 (atendimento de segunda a sexta das 14h00 as 21h00 - exceto feriado)