Estudos Bíblicos

PREPARANDO-SE PARA A IMINENTE VOLTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
  • 1a. Tessalonicenses 5:1-28 – ADSM – domingo, 29/03/2015 – Pr. Deiró de Andrade.

     

    Vs. 23 – “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

     

    Entre as muitas maravilhas da Lei, existe a função de mostrar onde erramos, para que nos ajustemos para a volta de nosso Salvador.

     

    Romanos 7:7 – “Que diremos pois? É a Lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; Porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás”.

     

    Êxodo 20:17 – “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

     

    Logo, cada vez que me pego fazendo aquilo que a Lei diz que não devo fazer, preciso imediatamente me corrigir, a fim de não ser condenado, pois a Graça da Salvação não é uma licença para pecar.

     

    Gálatas 5:13-21 – “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne; E estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são conhecidas, as quais são: Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”.

     

    Jesus, nosso Senhor e Salvador, deixou-nos o claro aviso de devamos estar vigilantes e preparados para a sua gloriosa volta.

     

    Mateus 24:42-44 – “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria roubar a sua casa. Por isso, esta vós apercebidos também; Porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis”.

     

    Algumas pessoas podem estar desapercebidas e, em consequência disso, correm o risco do enorme prejuízo da eternidade, pelo que tanto lutou.

     

    1a. Tessalonicenses 3:12-13 – “E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco. Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso senhor Jesus Cristo com todos os santos”.

     

    Há um momento na vida, em que devemos tomar a mais drástica das decisões.

     

    Romanos 13:8-14 – “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; Porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; E se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; Não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidade, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”.

    Jesus se preocupava em ensinar as pessoas como deveriam se comportar para sua volta, pois o tempo de frequência nas igrejas não credencia alguém, se não viver em santidade.

     

    Lucas 13:22-30 – “E percorria as cidades e as aleias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe disse: Porfiai por entrar pela porta estreita; Porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, mas respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele dirá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do oriente, do ocidente, do norte e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus. E eis que derradeiros há que serão os primeiro, e primeiros há que serão os derradeiros”.

     

    No Dicionário da Língua Portuguesa, a Iniquidade é um substantivo feminino que define algum comportamento contrário à moral, à justiça, à igualdade, ou aos bons costumes.

     

    Iníquo é quem se opõe à igualdade, ou seja, que deseja suplantar os demais, ainda que precise trilhar por caminhos perversos.

     

    A iniquidade sempre está associada a atos perversos, injustos ou maus, com deliberadas  transgressões de normas éticas e morais, sem qualquer ressentimento ou escrúpulos. Por estar associada ao cinismo e falta de caráter, ela é divorciada do arrependimento.

     

    Na Bíblia Sagrada, a iniquidade é o desrespeito e a negação consciente das leis e mandamentos de Deus, de forma que a pessoa acaba por se acostumar com o erro, não se importando mais com as consequências e nem se envergonhando mais de cometê-los; Por isto mesmo, é um grave pecado, cujas consequências são descritas por nosso Senhor Jesus, no texto que acabamos de ler.

     

    À vista disto tudo que o Espírito Santo nos legou pelas Escrituras Sagradas, tenho que chamar-lhes à atenção, para que sejamos vigilantes e sóbrios, e nos preparemos para o grande evento da história humana, o encontro com o Criador, para que vivamos eternamente com ele.

     

    Alguns conselhos: Apenas conselhos.

     

    1. 1.     Fiquem preparados o tempo todo.

     

    1. Não se permitam perder a sobriedade, a ponto de esquecer-se da volta de Jesus.

     

    Mateus 25:13 – “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”.

     

     

    1. 2.     Procurem ser pacientes até a volta do Senhor.

     

    1. Não se precipitem, nem sigam qualquer vento de doutrina que os conduza ao amor por este mundo perverso.

     

    Tiago 5:7 – “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor Jesus. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos coracoes, porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta”.

     

    1. Tem crente que ora dizendo: Senhor dá-me paciência. E eu a quero agora.
    2. 3.     Procurem ser bons mordomos de Deus, em tudo o que Ele lhes outorgou.

     

    1. Sejam fieis em tudo, e não se permitam transgredir as orientações bíblicas quanto aos bens que pertençam a Deus.

     

    Lucas 19:12-27 – “Disse pois: Um certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. Chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Mas os seus cidadãos aborreceram-no e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades. E veio outro, dizendo: Senhor, aqui esta a tua mina, que guardei num lenço; Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste e segas o que não semeaste. Porém, ele lhe disse: Servo mau, pela tua boca te julgarei; Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que no pus e sego o que no semeei; Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros? E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas. E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado. E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim”.

     

     

    1. 4.     Procurem viver em santidade.

     

    1. Não se deixem contaminar com os manjares deste mundo pervertido.
    2. Cuidado com o que alimenta a tua alma.
    3. Cuidado com o que está posto diante de teus olhos e ouvidos.

     

    1a. Tessalonicenses 5:22 – “Abstende-vos de toda a aparência do mal”.

     

    Hebreus 12:14 – “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. 

     

    Santificação é um estado de separação para Deus. É estar separado do pecado, para se disponibilizar ao serviço de Deus. É, portanto, a entrega para servir de Deus, em todas as suas decisões, ações e caminhos, livre da ditadura e influências do pecado.

     

    O crente é santificado no passado, pois foi santificado por Jesus. É santificado no presente, pois está sendo santificado diariamente pelo poder do Espírito Santo. E ainda o será mais e mais no futuro.

     

     

    1. 5.     Busquem viver em obediência à Palavra de Deus.

     

    1. Não se rebelem contra o Espírito Santo e a autoridade da Palavra de Deus.

     

    1a. Timóteo 6:9-16 – “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, em laço e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão. Milita a boa milícia da fé e toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão; Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo. A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, a qual seja honra e poder sempiterno. Amém”.

     

     

    1. 6.     Sejam corajosos e perseverantes.

     

    1. Não desistam do céu. Não desistam da salvação.
    2. Não faça uma troca da eternidade por algo imediato.

     

    1a. João 2:28-29 – “E agora filhinhos, permanecei nele; para que quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus”.

     

    1a. Coríntios 15:58 – “Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

     

    1. 7.     Jamais se envergonhem de Jesus.

     

    1. Dê testemunho de sua fé em Jesus, através de suas atitudes diárias.

     

    Salmos 119:44-46 – “Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente. E andarei em liberdade; Pois busco os teus preceitos. Também falarei dos teus testemunhos perante os reis e não me envergonharei. E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos”.

     

    Lucas 9:25-26 – “Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando a si mesmo? Porque, qualquer de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”.

     

    1. Vejam a atitude de Deus para com os seus servos que têm fé.

     

    Hebreus 11:16 – “Mas agora desejam uma melhor isto é, a celestial! Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade”.

     

     

    1. Desejem ardentemente e continuamente, a volta do Senhor Jesus.

     

    1. Não se permitam frustrar na fé, por conta de irresponsáveis pregadores.

     

    Apocalipse 22:7-17 – “Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E eu João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; Quem está sujo, suje-se ainda; Quem é justo, faça justiça ainda e quem é santo, seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim; o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete e mentira. Eu Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”.

     

    Os que desejarem, alcançarão as bênçãos eternas de Deus.

     

    1. I.                 Desfrutarão a honra dada por Jesus.

     

    Lucas 19:35-37 – “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homes que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, Quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se vestirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se os servirá”. 

    1. II.               Estarão para sempre com o Senhor Jesus.

     

    Mateus 25:46 – “(...) E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”.

     

    João 14:1-3 – “Não se turbe o vosso coração; Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; Vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vos também. E já sabeis para onde vou, e conheceis o caminho”.

     

     

    1. III.             Receberão corpo em semelhança ao corpo de Jesus.

     

    1a. João 3:1-2 – “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque  não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

     

    Filipenses 3:20-21 – “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”.

     

     

    1. IV.            Serão participantes da glória de Cristo.

     

    Colossenses 3:1-5 – “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a formicação, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria, pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”.

     

     

    1. V.              Receberão a coroa de glória prometida aos vencedores.

     

    1a. Pedro 5:4 – “E quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”.

     

    2a. Timóteo 4:6-8 – “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, e guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; E não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

     

     

    VINDE TODOS!

     

     

    A PORTA DA GRAÇA AINDA ESTÁ ABERTA.

     

     

    JESUS CRISTO É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VAI AO PAI POR OUTRO CAMINHO.

     

     

    VINDE TODOS À MESA DO SENHOR.

     

     

    VINDE TODOS AO BANQUETE DO PERDÃO.





Congregações

Selecione abaixo a congregação para acessar a Home Page.

Programação

Escola Bíblica
Domingos 9:00hs
Culto da Família
Domingos 18:30hs
Batismo e Santa Ceia
1° Sábado de cada mês - 19:00hs
Cultos da Noite
2° a 6° feira - 19:30hs
Cultos da Tarde
2° a 6° feira - 15:00hs
Cultos da Manhã
2° a 6° feira - 09:00hs
Ensaio Nova Geração
Domingos 11:00hs

Anúncios

Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
Matriz: Av. Mateo Bei, 263 - São Mateus - São Paulo - SP - Cep: 03949-010
(11) 2919.4244 (atendimento de segunda a sexta das 14h00 as 21h00 - exceto feriado)