Estudos Bíblicos

A MISERICÓRDIA QUE REVELA A VONTADE DE DEUS E NOS CONDUZ A ELA.
  • Jonas 2:1-8 – ADSM – 4a. feira, 08/04/2015 – Pr. Deiró de Andrade.

     

    Era o oitavo século antes de Cristo, quando o profeta Jonas recebe uma ordem direta de Deus. A ordem de Deus revela a vontade expressa de Deus.

     

    Romanos 12:2 – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

     

    Deus tem uma vontade, e essa vontade de Deus é uma realidade que precisa ser conhecida por todos os crentes, Por essa razão, precisamos descobrir como ela se apresenta. Deus tem, sim, um caminho, um propósito, um projeto para cada um de nós.

     

    Deus sempre quer algo bom, agradável e perfeito para os seus servos; Então, é razoável se pensar que, quando as coisas fogem desse parâmetro, a vontade de Deus não está sendo realizada, ou ainda não a enxergamos a contento. O que Deus quer é sempre melhor do que aquilo que, eventualmente queremos.

     

    A grandeza da glória de Deus também é revelada no fato de o ser humano ter sido criado com a capacidade de arbítrio, ou seja, é dotado da faculdade de decidir se fará ou não alguma coisa. Somos tão pequenos e limitados, mas dotados de um poder outorgado, dado, permitido por Deus, de dizer sim ou não, até mesmo para o nosso Criador, que é bendito eternamente, amém.

     

    Deus nos formou do pó da terra, e nos apresenta a sua vontade, que sempre é boa, agradável e perfeita; Entretanto, assim como fomos criados, o Senhor, nos outorga o arbítrio livre, ou seja, é pessoa quem delibera por vontade própria se vai obedecer ou não a Deus, e isto tem o seu desdobro, pois fará toda a diferença na história de cada um, até à eternidade.

     

    O criar o ser humano, Deus não o fez roboticamente com um “chip” que o obriga a obedecer sempre. Ao apresentar a sua vontade ao ser humano, Deus lhe dá a capacidade de escolher, e isto inclui o obedecer e o desobedecerEvidentemente, uma ou outra decisão, geram consequências; Eis a razão da importância espiritual da doutrina da obediência...

     

    Com o passar dos anos, aprendemos que a obediência tem consequências positivas e, na mesma intensidade, a desobediência tem consequências negativas. É por demais importante consultar a Deus e buscar saber da sua vontade sempre que estiver por tomar uma decisão.

     

    -       Quando se está por estabelecer um relacionamento como casamento por exemplo;

    -       Quando se está por iniciar um novo negócio, ou mudar de bairro ou cidade;

     

    Deus sempre sabe mais e melhor que cada um de nós, pois conhece o amanhã e vê os caminhos que não andamos. Ele enxerga o futuro como o agora.

     

    É muito importante que se saiba do fato de que muitos sofrimentos existem por coisas alheias à vontade de quem os passa, ou sem que se tenha plantado aquilo, em razão da nefasta circunstancia da queda de Adão, motivada por sua desobediência, e que respingam e atingem a todo ser humano. Contudo, tirando os circunstanciais, tudo o mais é fruto de nossas plantações.

    É evidente que não colhemos apenas o que plantamos, mas é inexorável que colhemos sempre o que plantamos.

     

    João 4:31-38 – “Entretanto, os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não sabeis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no seu trabalho”. 

     

    Aqui, o Senhor Jesus está a se referir ao trabalho da evangelização dos povos. Uns começam, plantam, colocam fundamentos, e os demais, na medida do avanço da obra, fazem o discipulado, e colhem os frutos do trabalho de seu colega.

     

    Gálatas 6:3-8 – “Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo, e não em outro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; Mas o que semeia no Espírito, do Espirito ceifará a vida eterna”. 

     

    Nesse caso Paulo, o apóstolo de Jesus, nos orienta pelo Espírito Santo acerca do trabalho dos evangelistas, do cuidado com sua obra e, especialmente do cuidado dedicado àqueles que foram alcançados pelo evangelho. Não se deve abrir a boca para falar coisas inadequadas, pois, na medida de suas palavras, a pessoa será julgada.

     

    Nem tudo o que se colhe vem das próprias plantações, mas é importante frisar que, as pessoas sofrem muito mais por causa de suas teimosias e desobediências contra a vontade de Deus. Escolhas erradas da vida, ao falar o que não deve, ou decidir andar na direção contrária à vontade de Deus. Planta bem, colhe bem; Planta mal, colhe mal.

     

    Jonas, depois de receber uma ordem direta de Deus, resolveu tomar um caminho diverso daquele que fora orientado a seguir. Pagou para ver, e, seguiu para o lado oposto.  Suas ordens eram para que pregasse em Nínive, cidade de povos terríveis que todos desejavam ver mortos e destruídos completamente, em razão de sua barbárie cultural.

     

    -       Jonas, como qualquer cidadão de bem, tinha importantes reservas contra os ninivitas, pois o histórico deles era realmente tenebroso.

     

    -       Talvez pensasse até que, se pregasse ali, aquelas pessoas indignas, de um passado podre, (conforme Naum 3:1-4), pudessem se converter de seus maus caminhos, e terem apagando os seus pecados. Como fica a reputação dos “servos de Deus”, quando chegam a eles pessoas de um passado tão obscuro e terrível?

     

    • Não é isso que se depreende do texto, nos capítulos 3 e 4, quando Jonas está revoltado porque as pessoas entenderam o recado e se arrependeram? Sim, ele se revoltou, quando Deus não destruiu aquele povo odioso.

     

    • Assim é como pensam alguns que desconhecem o poder regenerador de Deus, e torcem para que alguns indesejáveis morram e queimem no inferno.

     

    Há muitas pessoas perversas neste mundo, que foram “cegadas por satanás” em seu entendimento, e vivem no mundo de pecado, sem saber sequer o lado direito das mãos.

     

    -       Estamos cheios de exemplos maravilhosos de transformação operada pelo Espírito Santo, quando gente que antes era ruim, perversa, má, indigna, é convertida pelo poder de Deus, ao ouvirem a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.

     

    -       Quantas pessoas alcançadas pelo Espírito Santo, foram transformadas e, hoje, são gente de bem, educados, pacientes, bons pais de família, cidadãos honestos, íntegros, trabalhadores, verdadeiros e dignos crentes, obreiros de Jesus Cristo????? Sim, é possível a conversão do pecador.

     

    Mateus 21:28-31 – “Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; Então, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor, e não foi. Qual dos dois fez  vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; Vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer”.

     

    As vezes me preocupa o fato de alguns crentes, e até obreiros, ficarem revoltados com  conversão de pessoas a quem o diabo manteve aprisionadas por tanto tempo. Chegam mesmo a mostrarem indignação com a convivência no mesmo ambiente de cultos. Eles acham que pessoas assim não podem se converter...

     

    -       Mas, o amor de Deus ultrapassa todas as barreiras, e vai ao encontro do mais vil pecador, nas mais variadas situações da vida... Nas ruas amargas vivem muitas pessoas perdidas, mas os que se arrependem dos seus pecados, e confessarem a Jesus como seu Salvador e Senhor, serão salvos.

     

    -       O amor de Deus tem salvo muitas pessoas em presídios e casas de prostituição pelo mundo afora, transformando completamente aqueles pessoas, ao lavarem as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro. Eles entrarão na cidade pelas portas.

     

    -       Foi assim também com aquele ladrão que, no epílogo da vida, pendurado na cruz, ao lado do Cordeiro de Deus, o Salvador, reconheceu a Jesus e foi perdoado de seus pecados, entrando no Paraiso naquele mesmo dia.

     

    Em meu coração há um ardente desejo conhecido por Jesus, de que cada crente, cada membro da igreja torne-se um evangelista. Que se disponham a trazer alguém para ouvir a Palavra de Deus e serem salvas de seus pecados...

     

    Mas, sempre há gente com uma visão pobre, porque ainda não convertida pelo Espírito Santo, e imagina que a igreja não deva mais ir atrás dos pecadores.

     

    -       Não conseguem alcançar a visão de que estamos interessados em salvação de almas, e se escondem atrás de críticas que machucam o coração de um pastor; De regeneração do ser humano; De libertação de pessoas viciadas em drogas; De casamentos restaurados e famílias reestruturadas; De vizinhos convertidos;

     

    • Pessoas pelas quais o nosso Senhor morreu, derramando o seu sangue na cruz do calvário. Gente preciosa aos olhos do Pai.

    A igreja de Jesus é a esperança deste mundo e desta sociedade apodrecida pela falta do sal, que nunca pode ser insípido. A sociedade sem Jesus jamais será salva, porque o pecado está encalacrado em sua essência cultural pervertida.

     

    -       A única coisa capaz de mudar a essência do homem é o Evangelho de Jesus Cristo, por isso falamos tanto de salvação. Eis a razão de chamarmos os crentes a se tornarem evangelistas.

     

    -       Gente crente, pensa na salvação de pessoas o tempo todo. Quero, pela Graça de Jesus Cristo, continuar a orientá-los e ensiná-los acerca do reino dos céus.

     

    -       Prego para muitas pessoas da mesma maneira que prego para poucas pessoas. Já preguei aqui para 30 crentes aos domingos. Jesus salvou mais gente e continua salvando, pelo poder de seu Espírito Santo. Pregue a Palavra, pelo amor de Deus.

     

    • Envolvam-se na evangelização e ganhem almas para Jesus. Despertem!!!

     

    Escute a voz de Deus....

     

    “Vai depressa Jonas, pois aquele povo está morrendo e seguindo para o inferno”.

     

    “Vai depressa Jonas, pois aquele povo está sendo destruído por causa de seus pecados”.

     

    “Vai depressa Jonas, pois aquele povo está por um fio da espada do juízo de Deus”.

     

    “Vai depressa Jonas, pois até amanhã, muitos morrerão e estarão perdidos eternamente”.

     

    “Vai depressa Jonas; Olhe e trabalhe por eles para que se salvem”.

     

    “Jonas, isto não te incomoda? Incomoda ao Deus Criador Bendito Eternamente, amém”.

     

    Ha 2.800 anos atrás já tinha gente que pensa como muitos pensam hoje.

     

    -       Deus dá o dom e ele enterra...

    -       Deus dá o talento, e ele o usa apenas para ficar mais rico...

    -       Deus dá uma tarefa, e ele finge que não é com ele...

    -       Deus orienta e ele pega o navio para o lado contrário...

     

    Marcos 16:14-16 – “Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; Mas quem não crer será condenado”.

     

    As consequências da desobediência...

     

    Em meio a situação de desobediência, as consequência chegaram. Elas são lições para todos os crentes.

     

    1. 1.    A tormenta chega.

     

    Toda pessoa que entra pelo caminho contrário à vontade de Deus, passa por onde não precisaria passar e sofre o que não precisaria sofrer.

    Além do natural, a tormenta chegou ao barco, e, mesmo dormindo ele iria afundar.

    1. 2.    O risco para todos que convivem junto.

     

    Existiam outras pessoas no barco, e elas estavam em risco porque uma pessoa naquela jornada estava em desobediência.

     

    O medo e o pavor tomou conta daquelas pessoas ignorantes, e clamavam socorro.

     

     

    1. 3.    A perda chega.

     

    Quem decide viver longe da vontade de Deus sempre perde. As vezes a pessoa e levada para uma casa de recuperação, e começa uma vida nova, mas decide que não quer Jesus, então volta para a vida velha e perde tudo. Perde oportunidades, saúde, felicidade, família, a própria vida. Tudo.

     

    Eles resolveram deliberadamente escolher um caminho de perdas constantes.

     

    • Quantas perdas você já experimentou por desobedecer a Deus?
    • Quantas coisas já perdeu por causa de suas teimosias?

     

    Têm discurso de que desejam melhorar de vida, e querem servir a Deus com sinceridade, mas nunca obedecem as orientações de Deus, dizendo que preferem “ouvir a Deus, e não ao homem”. Possuem discurso de melhora, mas o comportamento é de quem deseja ficar no mesmo lugar.

     

    • Deus não obriga ninguém a vir aos cultos, nem a lerem a Bíblia ou orar.
    • Deus não obriga ninguém a viver em santidade, nem a ser luz do mundo.
    • Deus não obriga ninguém a amar o próximo nem a ser solidário.
    • Deus não obriga ninguém a visitar enfermos, ou cuidar de necessitados.

     

    • Sim, você tem o livre arbítrio, como você insiste dizer, mas saiba que tuas decisões trazem consequências para toda a eternidade.

     

    Escolha bem, e seja feliz. Escolha certo e viva com direção. Escolha bem e faça a diferença no ambiente em que você se encontrar.

     

    “Ide e pregai o evangelho a toda a criatura...”.

     

     

    1. 4.    Fuga gerada pelo medo que conduz à Insensibilidade.

     

    Jonas foi dormir. Era a sua fuga. O medo o conduziu ao isolamento. Porão.

     

    A psicologia informa que, quando a pessoa não reúne forças para lutar contra um problema grande demais para ela, ela pode se esconder em um isolamento.

     

    • Muitos acordam e resolvem dormir de novo, pelo medo que têm da vida.
    • Muitos se isolam por medo de tomarem decisões doloridas.
    • Muitos se isolam tentando não ver as consequências de suas escolhas.
    • Muitos têm medo da tormenta que se formou em sua casa e família.
    • Muitos têm medo da morte, e imaginam que se morrerem enquanto dormem, será menos dolorido.
    1. 5.    O escândalo chega.

     

    Quando se está no rumo contrário à vontade de Deus, isto gera escândalos nas pessoas à sua volta. Os pagãos do navio, estavam desesperados pela tormenta.

     

    • Enquanto isso, Jonas não dava testemunho de crente. Ao invés de orar, ele escandalizou as pessoas.

     

     

    1. 6.    Abismo.

     

    Ele foi para o mais fundo dos lugares. Parece que ele desejava morrer, pois pediu que o jogassem no mar em tormenta. Melhor morrer do que obedecer a Deus?

     

    Ele descreve aquele lugar como as profundezas do inferno. De lá ele orou a Deus.

     

     

    E, a Misericórdia triunfa do juízo.

     

    Há quem tenha dificuldade de crer na misericórdia e no poder de Deus...

     

    Efésios 3:20 – “...Deus é poderoso para fazer infinitamente mais, abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos...”.

     

    -       Deus levanta o pobre do pó, e do monturo ergue o necessitado.

    -       Deus levanta o caído, cura o doente, ressuscita os mortos.

    -       Deus restaura a vida, reata casamentos e une a família.

    -       Deus perdoa os pecadores e lhes dá a dignidade de seu nome sobre eles.

     

    Deus resolveu operar um grande milagre. O peixe engoliu a Jonas, para dar-lhe uma nova oportunidade. Tente imaginar a cena de um crente orando dentro de um peixe, nas profundezas do mar do esquecimento.

     

    Então vem a repetição da vontade de Deus. É a ordem de Deus chamando para a segunda chance. A chance de acertar, agora.

     

     

    Alguns pontos da oração do arrependido...

     

    Jonas disse para Deus que se voltaria para ele.

     

    -       Volte para Deus como Jonas. Volte para a obediência. Volte para a tarefa.

     

    -       Arrependa-se como Jonas, e decida obedecer a Deus integralmente.

     

    Jonas disse para Deus que voltaria ao altar de Deus.

     

    -       Ore a Deus, e diga a ele que você decide agora a cumprir suas obrigações de cidadão íntegro, educado e honesto, de bom marido ou pai de família, de crente de verdade, de dizimista fiel. De evangelizador. Que vai viver em santificação. Acorde.

     

     

    Na crise, Deus te dá três oportunidade importantes.

     

    1. 1.    A primeira é a oportunidade de se arrepender.

     

    Toda crise é um caminho. Pergunte a Deus qual a razão e se arrependa dos seus pecados e abandone este caminho. Versículo 9 – volte a sacrificar ao Senhor.

     

    No Velho Testamento, altar é o símbolo de arrependimento das pessoas de Deus, e ele desejava voltar para Deus, e estar com ele novamente.

     

    • Deus não rejeita o coração quebrantado. Ele dá graça ao humilde.

     

    • Volte para a posição de onde você não deveria ter saído.

     

    • Só você pode tomar esta decisão por você. Faça aquilo que Deus planejou para a sua vida. Arrependimento é mudança de direção.

     

     

    1. 2.    A segunda coisa é a oportunidade de suplicar.

     

    Mesmo com vergonha de ter feito o que fez, Deus é especialista em revelar a misericórdia que dura para sempre. Mesmo que você diga que está com vergonha de Deus, vá até ele.

     

    • Clame ao Senhor. Coloque a tua boca no pó, quem sabe ainda haja esperança.

     

    • Não há caminho de volta sem arrependimento e oração.

     

     

    1. 3.    A terceira coisa que o fundo do mar dá é a oportunidade de desejar voltar.

     

    É o mesmo caso do filho pródigo. Estava perdido e a “ficha caiu”. Refletiu.

     

    Há quem frequente a igreja, mas continua com os pés na lama do pecado, porque deliberou viver em desobediência e longe da santificação.

     

    • Volte hoje mesmo ao lugar de onde caiu. Volte a vida de oração e meditação na Palavra. Volte a contribuir com coração alegre.

     

    • “Lembra-te de onde caíste e se arrependa”. Volte ao teu devocional diário. Volte para Deus. corra para Jesus.

     

     

    Quando Jonas clamou, Deus cessou a fúria do mar.

     

    Jonas pregou durante três dias.

     

    Ele imaginava que pregando rápido, as pessoas não seriam salvas, mas Deus amava aquelas  120.000 pessoas perdidas no pecado e violência.

     

    -       Ou se convertem ou vão tudo para o inferno.

    Deus ainda tinha que trabalhar em Jonas. Quando ele ficou esperando as pessoas irem para o inferno, Deus matou a sua plantinha.

     

    Paulo disse que Deus começou uma obra em nós e a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.

     

    Tem gente ainda com língua grande. Tem gente ainda com olhos altivos. Tem gente ainda com problema de aceitação.

     

    Tem gente ainda com ódio no coração. Tem gente ainda com ansiedade demais.

     

    Faça alguma coisa. E diga com Paulo. Sou mais que um vencedor em Cristo Jesus nosso Senhor.

     

    Coragem. Não se intimide. Cabeça erguida. Não tenha medo.

     

    Marcos 16:17-18 – “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

     

    Saibam que não estão sozinhos na obra, pois, se decidirem evangelizar, o Senhor os ajudará completamente.

     

    Marcos 16:19-20 – “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com sinais que se seguiram. Amém”. 





Congregações

Selecione abaixo a congregação para acessar a Home Page.

Programação

Escola Bíblica
Domingos 9:00hs
Culto da Família
Domingos 18:30hs
Batismo e Santa Ceia
1° Sábado de cada mês - 19:00hs
Cultos da Noite
2° a 6° feira - 19:30hs
Cultos da Tarde
2° a 6° feira - 15:00hs
Cultos da Manhã
2° a 6° feira - 09:00hs
Ensaio Nova Geração
Domingos 11:00hs

Anúncios

Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
Matriz: Av. Mateo Bei, 263 - São Mateus - São Paulo - SP - Cep: 03949-010
(11) 2919.4244 (atendimento de segunda a sexta das 14h00 as 21h00 - exceto feriado)