Palavra do Pastor

O CASTIGO IMPOSTO BUSCANDO GERAR A PAZ ...
  • Isaias 53:1-12 – AD São Mateus – domingo, 17/03/13 – Pr. Deiró de Andrade.

     

    Isaias 53:5 – “... Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

     

    Uma música de minha juventude

     

    “Jesus!... Jesus!... Jesus!... Cantem ao Pai!

    Pai!... Pai!... Pai!... Santo é seu nome...

    Santo!... Santo!... Santo!...

     

    Derrama água viva em minh’alma;

    Toma minha vida, dá-me paz e calma.

    E todos os problemas que perturbam minha mente,

    Entrego aos teus cuidados para sempre.

     

    Jesus!... Jesus!... Jesus!... Cantem ao Pai!

    Pai!... Pai!... Pai!... Santo é seu nome...

    Santo!... Santo!... Santo!...

     

    Vem agora em mim, Oh Espírito Santo.

    Toma-me em teus braços, cura o meu pranto;

    Apaga toda a dúvida e temores que haja em mim.

    Me atrai por teu amor para sempre...

     

    Jesus!... Jesus!... Jesus!... Cantem ao Pai!

    Pai!... Pai!... Pai!... Santo é seu nome

    Santo!... Santo!... Santo!

     

    Entregue a tua vida agora mesmo a Cristo.

    Te tomará nos braços e encherá tua alma.

    Vai te libertar e alegrar tua alma.

    Te curará e reinarás com ele para sempre.

     

    Jesus!... Jesus!... Jesus!... Cantem ao Pai!

    Pai!... Pai!... Pai!... Santo é seu nome

    Santo!... Santo!... Santo!

     

    A Bíblia não se propõe esconder as mazelas humanas, mas expô-las com o objetivo de sarar a causa dos problemas causadores da infelicidade.

     

    Por vezes, especialmente no Antigo Testamento, lemos que o Senhor fez alguma coisa, embora ele não o tivesse feito pessoalmente, mas permitido que se fizesse. Uma dessas histórias é lembrada aqui.

     

    2a. Samuel 24:1 – “Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e ele  incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá”.

     

    1a. Crônicas 21:1 – “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo d Israel”.

    Davi reinava soberano em Israel por graça de Deus, que o tirara de detrás da malhada de ovelhas e o tornara alguém importante e famoso, sendo com ele em todos os caminhos.

     

    Mas, ele permitiu, com o passar dos anos, que o orgulho crescesse em seu peito tornando-o presunçoso e independente de Deus, quando deveria permanecer confiando sua história e futuro aos cuidados do Senhor que o chamara e confirmara.

     

    O rei, incitado a tomar decisões sem a direção de Deus, contrariou a fé que deve estar exclusivamente no Senhor, quando imaginou que as coisas aconteciam em sua vida por causa de sua capacidade administrativa e intelectual.

     

    Então, ele convocou seu ministro de estado do exército para uma reunião e determinou-lhe que fizesse um censo das forças armadas. Estava cego pela ambição e cobiça, quando deveria permanecer confiante em Deus, como sempre o havia feito até então.

     

    Joabe, o general, apesar de não termos registros de sua vida espiritual, ainda foi instrumento do Senhor para chamar a atenção do rei, mas não logrou êxito, pois estava cego pela imaginação de sua própria capacidade bélica ou intelectual.

     

    2a. Samuel 24:3 – “Então, disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o Senhor, teu Deus, a este povo cem vezes mais, e o rei, meu senhor, o veja; mas por que tem prazer nisto o rei, meu senhor?”.

     

    Sim, o general aconselhou ao rei, mas apesar dos fortes argumentos, ele não conseguiu convencê-lo de que estava pecando contra o Senhor.

     

    O pano de fundo é que Israel estava tornando-se formal demais e imaginava que sua força era fundamentada na capacidade de Davi. Eram presunçosos e já estavam se tornando insensíveis à orientação de Deus.

     

    Por outro lado, podemos observar que Davi intentava preparar o exército para aumentar sua influencia no mundo e suas terras e domínios, além daquilo que o Senhor lhe havia proposto, desde a promessa feita a Abraão.

     

    Sim, Davi imaginava que a força de seu braço e sua capacidade de persuasão e estratégias seria capazes de leva-lo a patamares maiores, sem a mão de Deus, mas a seu próprio meio.

     

    Pelo fato de Deus manter interesses na pessoa, sua consciência o acusa dos erros.

     

    2a. Coríntios 7:9-10 – “Agora, me alegro não porue fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; Mas a tristeza do mundo produz morte”.

     

    Foi exatamente isto que aconteceu com Davi, pois ele sentiu sua consciência pesada, logo após ter procedido daquela forma.

     

    2a. Samuel 24:10 – “Sentiu Davi bater-lhe o coração, depois de haver recenseado o povo, e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz, porém, agora, ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque procedi mui loucamente”.

     

    Ele confessa o seu erro, e roga pelo perdão do Senhor, mas seu erro gerou consequência desastrosa sobre o seu reino.

    É neste momento que aparece um pregador, um profeta de Deus.

     

    Pregador que está mais interessado na alma eterna das pessoas do que no status de ser famoso por pregar mensagens que melhoram seu humor ou estado de espírito para continuar sua jornada om os olhos na terra.

     

    Pregador que se interessa mais com a alma eterna de seus ouvintes do que com suas carteiras que mantém sua fama em meios de comunicação de massa.

     

    Pregador que se preocupa mais com a eternidade do que com as coisas temporais, passageiras e efêmeras deste mundo que jaz no maligno.

     

    Vejam o que o Espírito Santo declara nas Sagradas Escrituras, acerca João, o batista, um destes embaixadores de Deus:

     

    Lucas 1:76-80 – “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel”.

     

    Sim, um profeta de Deus que está preparando o meio de que a paz eterna chegue aos corações dos homens, por mais pecadores que sejam.

     

    Pregadores comprometidos com o altar de Deus e com o Espírito Santo que os chamou, e não em agradar uma plateia ávida por uma nova mensagem de auto ajuda ou auto satisfação.

     

    Um profeta que tenha coragem de falar a uma autoridade considerada a maior do país e declarar-lhe sem medo: “ASSIM DIZ O SENHOR...”.

     

    -       Não é minha mensagem ou pregação, mas mensagem e pregação do Senhor...

     

    -       Não é o que eu penso, mas é o pensamento do Senhor...

     

    -       Não é minha vontade, mas a vontade do Senhor...

     

     

    Então, aparece Gade, o profeta de Deus apontando o dedo na ferida e a punição que o pecado havia gerado.

     

    2a. Samuel 24:11-14 – “Ao levantar-se Davi pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: Vai e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Tres coisas te ofereço; Escolhe uma delas, para que te faça. Veio, pois Gade a Davi e lho fez saber, dizendo: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que, por três meses, fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam? Ou que, por três dias, haja peste na tua terra? Delibera, agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou”.

     

    Não há redenção sem a cruz

     

    -       Sem sacrifício que seja aceito por nosso eterno Deus, que precisa considera-lo plenamente e legalmente válido, para a justificação dos pecados, não há redenção que alcance a eternidade.

    Deus, desde a eternidade observa o pensamento e a resposta de Davi. Ele vai querer continuar a resolver os seus problemas com a força de seu braço ou se curvará à graça?

     

    É neste momento que Davi enxerga a saída apontada pelo Espírito Santo que estava na vida do pregador. Ele prefere ficar nas mãos de Deus, ainda que necessite de disciplina.

     

    2a. Samuel 24:14 – “Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia, porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu”.

     

    -       Sua vida eterna não pode estar confiada a um homem, seja quem for...

     

    É da lavra do Espírito Santo, inspirando o salmista, na maravilhosa observação da graça:

     

    Salmo 119:65-67 – “Tens feito bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos. Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra”.

     

    Sim, a mensagem do Espírito Santo, pregada com autoridade de Deus, tem consequências que perduram no tempo, e não se restringem apenas ao momento.

     

    Permitam-me contar-lhes uma pequena história:

     

    Pelos idos de 1948, o Espírito Santo enviou um pregador para um lugarejo afastado dos grandes centros. Era uma região muito pobre e cheia de mato. Havia almas lá carentes do perdão e da salvação em Cristo Jesus.

     

    Em 1950 meu bisavô, Maximiano Ribeiro, com sua esposa Maria Ribeiro, foram alcançados por esta mensagem do Evangelho. Eles se converteram e foram batizados pela igreja Assembleia de Deus do Brás, responsável por aquele pregador, em 09/12/1951. Minha avó Sebastiana Ribeiro Cassan, foi batizada juntamente com eles, apesar da reprimenda e das surras que ganhou de meu avô, José Cassan.

     

    Minha mãe e tios, ainda crianças, também se converteram a Cristo e passaram a frequentar a pequena igreja que se reunia na casa de uma família, na rua da Palha, e, em 07/09/1955, ela foi batizada nas águas, pela Assembleia de Deus do Brás, no Rio Tietê, em Mogi das Cruzes.

     

    Meu pai, um jovem órfão, nascido no interior de São Paulo e que viera para São Paulo a fim de sobreviver, foi alcançado pelo testemunho de uma velha senhora de cor negra, Ana França, que o trouxe para dentro de sua casa e lhe pregou o evangelho de Jesus Cristo que cura os mais perversos traumas da pessoa.

     

    Meu pai se converteu e foi batizado nas águas em 15/03/1959, também pela Assembleia de Deus do Brás.

    Ele enamourou-se por minha mãe, linda e maravilhosa e cheia do Espírito Santo, e se casaram em 06/02/1963, na Igreja em construção, na Vila Lourdes, um morro daquele lugarejo. Sou o terceiro filho desta abençoada e maravilhosa família.

     

    Eu nasci em 29/12/1966, e fui apresentado no templo da Assembleia de Deus em Vila Lourdes, município de Carapicuíba. Fui batizado pela Assembleia de Deus em Carapicuíba, no templo construído na rua Dez de Setembro, 105, Jardim Belval, em Barueri, no dia 21 de Abril de 1979, local onde também fui cheio do Espírito Santo.

     

    A conversão de meu bisavô trouxe consequências sublimes na eternidade, pois seu gesto abriu caminho para que eu também fosse alcançado por esta graça maravilhosa. A praga cessou.

    O que estou tentando dizer é que, teu gesto frente à mensagem do evangelho gerará na eternidade consequências que serão determinantes para os que virão ainda depois de você.

     

    Quando Davi constatou que procedera loucamente, ele afirmou que pecou porque fez o que Deus não queria que fosse feito.

     

    -       Quando você afirma que faz o que bem entende, porque tem o seu “livre arbítrio”, e ninguém tem nada com isto, você está decidindo coisas pela eternidade.

     

    -       Ao dizer que você não se sente acusado, é exatamente isto que estou aqui para dizer a você, pelo unção e poder do Espírito Santo.

     

    • A única forma de ser salvo é Jesus Cristo, entrando em teu coração.

     

    Naquela casa de Vila Lourdes, em Carapicuíba, caindo aos pedaços um homem começou a pregar. Depois, um servo de Deus, saía de Artur Alvim para dirigir os cultos, era o irmão João Vicente de Oliveira, que eu tive o privilégio de pastorear no final de sua vida.

     

    -       Daqui a milhões de anos, estarei cantando a Jesus, nos céus, porque aqueles que foram até Carapicuíba obedeceram a Jesus e ao seu “ide por todo o mundo...”.

     

    • A minha eternidade dependia daquilo que aconteceu ali.

     

    Sim, a vida dos que vão surgir depois de você depende da sua decisão.

     

    Davi percebeu a miséria de seu erro.

     

    A coisa mais bela da Igreja é a conversão das pessoas a Cristo, convencidas pelo Espírito Santo, através da pregação do Evangelho.

     

    -       A prostração diante do Altar de Deus, acompanhadas  de lágrimas em sinal de arrependimento, derramadas diante do Senhor.

     

    -       O pedido de perdão dos que entendem terem procedido loucamente, e, a oração de busca o perdão de Deus, que logo vem pela maravilhosa graça de Jesus.

     

     

    Alguns estão chamando as pessoas para reabilitação psicológica e uma mudança de vida apenas na terra, mas o Espírito Santo continua chamando para a conversão a Cristo Jesus.

     

    Deus não está satisfeito com pregadores que tentam tomar o lugar do Espírito Santo. É ele quem convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo.

     

    Caso você não esteja acostumado a deixar o Espírito Santo agir em sua vida, está na hora de começar. Deixe que Ele trabalhe em seu coração e o converta.

     

    Ninguém pode se esconder do Espírito Santo, pois as cordas do amor de Deus alcancam as pessoas a quem ELE verdadeiramente ama e os faz entender o quanto têm procedido loucamente nos seus caminhos de pecados.

     

    O juízo está chegando para o mundo inteiro...

     

    Sim, o Espírito Santo aponta o dedo na ferida e diz o que está desagradando a Deus em seus procedimentos.

     

    -       Sim, quando matamos ou concordamos com a morte de milhares de crianças em abortos, que agora já se busca a legalização, procedemos loucamente.

     

    -       Quando concordamos com adoção de crianças em “entidades familiares” diversas daquelas geradas pelo criador, em afronta permanente às Escrituras, procedemos loucamente.

     

    -       Quando batemos palmas para corruptos que governam e colocam as pessoas cada vez mais em situações de penúria, roubando dinheiro de hospitais e escolas, procedemos loucamente.

     

    -       Quando cantamos ou pregamos ladainhas nos púlpitos da igreja, sem que o Espírito Santo esteja na direção e comando, procedemos loucamente.

     

    • Somente a mão de Deus pode conter a praga que está por vir.

     

     

    Mas, enquanto isto, o Espírito Santo está agindo em igrejas que deixam-no trabalhar com liberdade. Uma igreja à moda antiga, em que o Espírito Santo se manifeste.

     

    • Enquanto isto, o inferno procura parar os pregadores do evangelho. E, até mesmo, alguns “líderes” evangélicos, envolvidos com muitas misérias propostas pelo inimigo, se deixam usar pelas trevas.

     

    • Suas pregações seguram as pessoas no conforto do mundo, deixando-as ludibriadas com seu destino eterno.

     

    Quando o Espírito Santo convence alguém, aquela pessoa enxerga os seus erros, e diz: procedi loucamente.

     

    Enquanto alguns confortáveis pregadores que mais parecem ter saído dos salões de beleza, trazem notícias para te levantar a moral, no dia a dia, o Espírito Santo continua a apontar o caminho para a salvação de sua alma.

     

    Sem cruz, não há perdão. Sem arrependimento não há salvação.

     

    O Espirito Santo ainda procura pregadores que não sabem tudo de novelas, do mundo  ou de futebol, mas conhecem o poder do Espírito Santo, e pregam, começando com um “Assim diz o Senhor...”.

     

    Vivemos na era da graça, mas o princípio continua o mesmo: Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados...

     

    Quantos vivem hoje, os horrores da praga, pois:

     

    -       Passam momentos que parecem intermináveis, de escassez financeira e falta...

     

    -       Vivem fugindo de inimigos que o perseguem o tempo todo...

     

    -       Ou vivem como se estivessem sob uma praga, que nunca os deixa ser feliz, e morrem um pouco mais, a cada dia...

     

     

    Eis a mensagem do Espírito Santo...

     

    Ou você conta com Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ou você mesmo continuará por toda a eternidade a colher os frutos de seu procedimento louco.

     

    -       Ou Jesus carrega o teu castigo, ou você estará mau para sempre.

     

    Hoje eu te convido, em nome do Senhor Jesus a cair na mão misericordiosa de Jesus Cristo, que abriu os braços na cruz para sofrer o castigo que nos traz a paz...

     

     

    O Espírito Santo nos guia em toda a verdade e ao local correto.

     

    Davi foi ao único lugar que podia ir. Ele se aproximou da Eira de Araúna, o jebuzeu.

     

    -       Foi ali, o lugar escolhido para o sacrifício, o mesmo onde anos mais tarde a cruz de Cristo, onde ele pagou pelos nossos pecados, recebendo o castigo que nos traz a paz,  foi erguida para a nossa salvação.

     

    Araúna viu o anjo com a espada desembainhada para a destruição de Jerusalém e logo ofereceu a terra, os bois e o madeiro para o sacrifício, mas Davi recusou-se.

     

    2a. Samuel 24:24 – “Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinquenta siclos de prata”.

     

    -       Ao entregar sua vida a Jesus, você deverá fazê-lo sem reservas.

     

    • Todo o teu corpo, alma e espírito, pertencerão a Deus que o criou e veio te resgatar da rebelião empreendida pelo inimigo desde o tempo em que foi expulso do céu.

     

    • O fogo foi aceso, os bois foram mortos e o sangue correu. As chamas queimaram aquela oferta e Deus então determinou que o anjo parasse imediatamente. E a praga cessou...

     

    Não fuja da responsabilidade, mas venha a Cristo agora mesmo e lance sobre ele a tua fé, pois, ou Jesus paga pelo teu castigo, ou você mesmo pagará por toda a eternidade.

     

    Sim, naquela pequena igreja que se reunia numa rude casa, alguém entregou sua vida a Jesus, a praga cessou e muitos vieram depois dele.

     

    Só Jesus pode parar a praga. Ele pode transformar a tua família inteira...

     

    Somente o Espírito Santo pode conduzir as pessoas ao Calvário de Jesus Cristo. Venha.

     

    Joao batista disse: o que saístes a ver no deserto. Um caniço agitado pelo vento? Sim, os que vivem no mundo, assistem nos palácios e se trajam muito bem.

     

    Jesus disse: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu fardo é leve, e o meu jugo é suave.

     

    Ha lugar junto a cruz para os que foram chamados pelo Espírito Santo.

     

    A cruz é o local onde Deus cobra o pecado da humanidade. É lá que nós podemos ser justificados. É nela que as nossa mazelas são expostas em Cristo Jesus.

     

    Sim, o que fazer agora, oh pregador, venha ao lugar do altar, onde se poderá falar com Deus sinceramente.

     

    -       Alguém poderá dizer que uma campanha e uma oferta poderão resolver o seu problema. Mas só o sangue de Jesus poderá satisfazer a justiça de Deus,

     

    -       Ninguém consegue descrever o que acontece na presença de Deus quando alguém se arrepende. Há fest no ceu.

     

    Sim, quando os portais da eternidade se abrirem, muitos virão e te agradecerão, por causa de sua decisão.

     

    Você dará a ele, sua vida, sua alma e seu espírito. Ele te dará em troca a vida eterna.

     

    Ele dará a você a salvação eterna. Ele te dará a saída desta dificuldade.

     

    Romanos 10:9 – “Se, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.

     

     

    “Amado Deus no Céu, sou um pecador. Preciso de jesus cristo. E te peco que ele entre em meu coração e me limpe com seu precioso sangue, estou cansado do pecado e de tudo o que oferecem. Quero um nova vida em cristo jesus. De acordo com tua palavra de romanos 10, com minha boca eu confesso jesus cristo como senhor da minha vida e em meu coração eu creio que deus o ressuscitou dos mortos e que ele está vivo. E o mesmo poder que o ergueu dos mortos agora mesmo me transforma no tempo e na eternidade estou mudado. E de acordo com sua palavra estou lavado e purificado. E agora mesmo estou salvo.  Glorias a Deus”.

     

    Outro hino de minha juventude.

     

    “Mas Ele foi traspassado, pelas nossas transgressões,

    E moído, pelas nossas iniquidades,

    O castigo que nos traz a paz, estava sobre ele,

    E pelas suas pisaduras, fomos sarados...

     

    Estou sarado... Estou sarado... Estou sarado... Pelo sangue de Jesus.

    Estou sarado... Estou sarado... Estou sarado... Pelo sangue de Jesus.

     

    Outra canção que o Espírito Santo trouxe à minha casa hoje à tarde, enquanto escrevia:

     

    “Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    E a porta é Jesus. E a porta é Jesus.

     

    Deus, olhando do céu para a terra não viu nem um justo sequer.

    Até mesmo os seus seguidores o abandonaram negando a fé.

    Vivíamos todos caídos, perdidos por causa da transgressão.

    Mas Ele tirou-nos da rede, ruindo a parede da separação.

     

    Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    E a porta é Jesus. E a porta é Jesus.

     

    A mulher que adulterasse, na lei de Moises deveria morrer.

    Levaram-na diante de Cristo, mas Ele era a porta e ela passou.

    E ela passou... E ela passou...

     

    Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    Deus é tão bom que abriu a porta pra você passar.

    E a porta é Jesus. E a porta é Jesus.

     

    Maravilhosa graça.





Congregações

Selecione abaixo a congregação para acessar a Home Page.

Programação

Escola Bíblica
Domingos 9:00hs
Culto da Família
Domingos 18:30hs
Batismo e Santa Ceia
1° Sábado de cada mês - 19:00hs
Cultos da Noite
2° a 6° feira - 19:30hs
Cultos da Tarde
2° a 6° feira - 15:00hs
Cultos da Manhã
2° a 6° feira - 09:00hs
Ensaio Nova Geração
Domingos 11:00hs

Anúncios

Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
Matriz: Av. Mateo Bei, 263 - São Mateus - São Paulo - SP - Cep: 03949-010
(11) 2919.4244 (atendimento de segunda a sexta das 14h00 as 21h00 - exceto feriado)