Palavra do Pastor

TRANSFORMANDO A VIDA DAS PESSOAS PELO PODER DO TESTEMUNHO
  • Marcos 5:27 - Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.


    22/06/13 - AD São Mateus – Pr. Deiró de Andrade.


    A passagem que lemos hoje é por demais conhecida. Trata-se da cura instantânea operada por Jesus em uma senhora cuja vida consistia em tristezas e amarguras.

     

    Uma doença terrível que a colocava fora do convívio social e familiar.

     

    Levítico 15:25 - Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.

     

    A mulher em questão, além de problemas físicos tinha um problema na alma, pois a amargura certamente tornara sua vida um amargor, em razão dos apontamentos dos religiosos de plantão. Um estigma a perseguia: Imunda será...

     

    O poder do testemunho...


    A mudança, que a trouxe de volta à vida, aconteceu quando ela ouviu falar de Jesus.

     

    Vamos reler um dos versículos mais conhecidos em nosso meio pentecostal:

     

    A cura promovida pela virtude do Espírito Santo capacita a pessoa a se tornar uma testemunha do evangelho libertador do Senhor Jesus Cristo.

     

    Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.


    O apóstolo era um brilhante orador, contudo sempre se utilizou de seu testemunho pessoal para falar com pessoas sem fé, pois isso era uma ponte para alcançar a atenção daqueles que ainda não criam no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

     

    Gálatas 1:21-24 - Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.


    É assim que resplandece a nossa luz diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus, conforme determinou nosso Senhor.

     

    Todos sabemos da dificuldade de as pessoas conseguirem se enxergar diferentes daquilo que são já a muitos anos (todos os tipos de problemas e pecados).

     

    Quando alguém assim, carregado de problemas e estigmas ouve algum dos servos de Deus a cantar louvores, e descrever a bondade de Deus que o transformou, logo pensam: “Será que essas pessoas são desse planeta? De que mundo vieram?”

     

    Mas esquisito ainda lhes pode parecer quando ouvem o testemunho verdadeiro de algum de nós, num culto festivo, dizendo que nem sempre foi como está agora, mas, ao ser alcançado pelo amor e poder de Jesus Cristo, alcançou a transformação que o faz feliz.

     

    Isto impressiona e encoraja as pessoas a conhecerem o poder de Jesus. É o poder do testemunho pessoal.


    Não é bom dar extremada importância aos fatos do passado, como se dele tivessem orgulho, mas apontar que o Senhor Jesus foi capaz de restaurá-lo e pode fazer o mesmo com outras pessoas em situação parecida.

     

    Depois de a pessoa ouvir e conhecer um testemunho de vida de alguém, cuja historia foi transformada por Jesus, a curiosidade o impulsionará a dar ouvidos á voz do Espírito Santo, na Palavra do Evangelho.

     

    Não, o poder do evangelho não é uma porção de ladainhas intermináveis, que só fazem casar os ouvintes, mas aponta a cruz de Jesus Cristo, onde Deus provou o Seu amor por nós, sendo nós ainda pecadores. O testemunho pessoal aponta para cruz de Jesus Cristo, onde ELE resgatou-nos desde perverso sistema manchado pelo pecado desde nossos primeiros pais.

     

    1 Coríntios 2:1-5 - E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.


    O Testemunho pessoal de transformação de vida fala mais alto que nossos esforços de pregação, pois o dia a dia aponta nossa maneira de viver nova.

     

    João 12:9 - E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.


    O que nosso testemunho pessoal tem feito com as pessoas que precisam de Jesus? Elas são atraídas as reuniões onde Cristo está, ou são afastadas, por nossas ações diárias?

     

    A igreja está alicerçada na pessoa de Jesus Cristo, e é mantida pelo poder do Espírito Santo, portanto ela é uma testemunha daquilo que o Senhor é capaz e está disposto a fazer para mudar a vida das pessoas.

     

    Nosso Testemunho pessoal, na maioria das vezes consiste em:


    1º Quando encontramos Jesus pessoalmente, e nossa vida é unida á vida DELE, pela aliança feita em SEU próprio sangue, na cruz do calvário.

     

    a. Com isso passamos a estar em Cristo, sendo novas criaturas.

     

    2 Coríntios 5:16-18 - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 


    b. Somos também transformados para sermos conforme a imagem de Jesus.

     

    Romanos 8:29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


    2º Quando fomos revestidos de poder ao sermos batizados no Espírito Santo, algo novo aconteceu em nós, pois os tornamos habitação perene do Espírito de Deus, que passou a viver em nós.

     

    Gálatas 2:19-20 - Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.


    a. Este Espírito Santo nos capacita a amar as pessoas e a testemunhar a elas que Jesus pode transformá-las como o fez conosco.

     

    2 Coríntios 5:5 - Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 


    A partir dessas duas experiências, temos que outros três valores nos foram dados:


    1- Somos guindados á nova vida, pois, ao morrermos para o mundo e o pecado, alcançamos um posicionamento espiritual novo, quando nascemos de novo e nos tornamos novas criaturas.

     

    Efésios 2:4-5 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)


    2 – Somos transportados de nós mesmos para estar em Cristo, alcançando assim um valor espiritual novo.

     

    1 Coríntios 6:19-20 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?


    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

     

    3- Somos transformados de nós mesmos para estar em Cristo  Jesus, portanto, adquirimos um novo endereço espiritual.

     

    Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;


    Isto tudo não no futuro, mas já no presente.

     

    Estas coisas, ao acontecerem atestam que somos filhos amados de Deus, o que nos dá oportunidade de testemunhar acerca desse amor misericordioso e restaurado de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

     

    1 João 4:9-13 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.


    Os evangelistas narraram a historia da mulher que fora escravizada pela enfermidade e a vergonha durante muitos anos, tendo perdido tudo o que possuirá, contudo, o Espírito Santo aponta que o evangelista Marcos notou que ela foi até o Senhor por ter ouvido falas a respeito dele.

     

    Marcos 5:25-28 - E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.


    A determinação daquela senhora nasceu de sua fé no poder restaurador de Jesus. Fé que brotou em seu coração por ouvir acerca do que ELE é capaz de fazer pelas pessoas.

     

    Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


    Quando alguém, cujo nome não foi escrito, mas que está nos céus aguardando o galardão de seu maravilhoso trabalho, falou-lhe de Jesus, ela que sofria muito, recebeu a fé com a qual saiu determinada a alcançar sua vitoria.

     

    Não, ela não recebeu uma doutrina nova, com mandamentos e ordenanças, mas ela revebeu um testemunho de que Jesus é capaz de transformar vidas tristes em alegres testamentos do amor de Deus.

     

    Gálatas 3:5 - Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?


    Ela ouviu o testemunho de alguém que a indicou Jesus e determinou em seu coração procurá-lo, ainda que isso lhe custasse todo o restante de vergonha que lhe restara.

     

    Ela entrou no meio da multidão, ainda com risco da própria vida, e , passou dificuldades que, comparadas ao seu sofrimento, não a fizeram desistir de ser abençoada.

     

    Quem lhe falou de Jesus, disse a ela que ELE podia, sim, resolver todos os seus problemas físicos, morais, espirituais e sociológicos.

     

    O poder de Jesus restaurou-lhe por completo.

     

    Marcos 5:32-34 - E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.


    A vida dela foi transformada a ponto de ela testemunhar.

     

    Jairo, outro personagem da historia que procurara a Jesus em favor de sua filha que estava morrendo, recebeu a noticia de que já não adiantava mai ”incomodar” o Mestre.

     

    Jesus lhe afirmou: “Não temas, crê somente:” Sua filha foi trazida de volta á vida, pois Jesus é o Senhor.

     

    João 1:4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.


    TESTEMUNHEMOS DE CRISTO.





Congregações

Selecione abaixo a congregação para acessar a Home Page.

Programação

Escola Bíblica
Domingos 9:00hs
Culto da Família
Domingos 18:30hs
Batismo e Santa Ceia
1° Sábado de cada mês - 19:00hs
Cultos da Noite
2° a 6° feira - 19:30hs
Cultos da Tarde
2° a 6° feira - 15:00hs
Cultos da Manhã
2° a 6° feira - 09:00hs
Ensaio Nova Geração
Domingos 11:00hs

Anúncios

Igreja Evangélica Assembléia de Deus em São Mateus
Matriz: Av. Mateo Bei, 263 - São Mateus - São Paulo - SP - Cep: 03949-010
(11) 2919.4244 (atendimento de segunda a sexta das 14h00 as 21h00 - exceto feriado)